Comendo com os olhos!
Foto que fizemos de prato do restaurante Casa Lema em São Paulo
Sabe quando você chega em uma loja daquelas famosas redes de fast food e vê fotos maravilhosas dos lanches e milk shakes? Pão redondinho, queijo amarelinho e deliciosamente derretido, tomate mais vermelho que a roupa do Chapolin e alface tão verde quanto o gramado dos jogos da Champions League. E a carne? Hmmm. Suculenta, saindo fumaça, vermelhinha por dentro e aquela "cara de crocante" por fora! Sabe qual o nome disso? Produção de fotografia gastronômica. Isso mesmo. Se modelos fotográficos recebem maquiagem e roupas passadinhas, por que seu hamburguer favorito não pode ter também? E vou mais longe, existe um profissional específico que realiza esse tipo de trabalho: o produtor de alimentos ou, mais conhecido como FOOD STYLIST. Ele conhece como ninguém todas as artimanhas para deixar as comidas muito bonitas. Pó de vitamina C para a salada ficar verdinha por mais tempo, pinceladas de azeite na carne para deixá-la com cara de que acabou de sair da grelha, água com gás misturada com shoyo para deixar a "champagne" mais densa, fazendo as bolhas subirem bem devagar, ajudando no clique, sem falar naquela pitada "marota" de sal na cerveja para deixá-la com um colarinho de dar inveja.
Claro que tudo isso sem um bom fotógrafo não adiantaria de nada.
O acerto da luz, a posição do equipamento, a escolha de lente e a regulagem da câmera são essenciais para deixar tudo apetitoso. Obviamente, deve-se evitar o exagero, propaganda enganosa não é legal. Os tamanhos, quantidades e proporções devem sempre respeitar o produto real que é vendido na loja.
Por exemplo: faço fotos para conteúdo digital da rede Giraffas para a agência Peppery. Nesse caso, a preocupação de fazer uma bela foto sem desconfigurar o produto é tamanha que produzimos os cliques a partir de alimentos feitos dentro de uma loja da rede pelos próprios funcionários da franquia. Levamos todo o equipamento e pouco manipulamos digitalmente. O cliente que viu a foto, dificilmente consumirá um produto diferente.
Hamburguer Giraffas clicado em loja, utilizando a quantidade e qualidade padrão de ingredientes.
Hoje em dia há uma tendência, especialmente para fotos de mídias sociais, de mostrar o produto o mais próximo possível da realidade. Tem que ser bonito, mas verdadeiro. Mesmo que lancemos mão das técnicas citadas no começo do texto para esse tipo de fotografia, o produto final tem que ficar apetitoso e verdadeiro.
Foto publicitária que fizemos para RAP10 pela Peppery
Nós também prestamos esse serviço de Fotografia Gastronômica para todos os segmentos, seja qual for a especialidade do seu comércio. Veja mais fotos na área de Publicidade e, se precisar de Fotógrafo Profissional, entre em contato conosco.