Prazer, meu nome é "Divulgação".
Aí você entra no site famoso sobre celebridades e vê uma foto daquele astro que você é fã. O figura tá bonitão na foto? A moça tá sexy? "Nossa, ela não envelhece não é mesmo?" Não vamos desmerecer a beleza natural dos nossos ídolos, mas todos sabem que uma foto bem tirada dá uma bela ajudada, né? Aí, bate aquela curiosidade de saber quem "tirou a foto" e você vai procurar. Olha no cantinho do retrato, em cima, procura algum nome escrito mesmo que seja pequenininho mas tudo que você vê é uma palavrinha que nenhum fotógrafo gosta: "DIVULGAÇÃO".
Claro que todas as fotos de celebridades ou marcas, que são enviadas aos veículos (revistas, jornais, internet, etc.), são fotos de divulgação dos mesmos. Acontece que muitos não respeitam o tão conhecido (ou nem tanto assim) DIREITO AUTORAL. Os créditos de todas as imagens, especialmente aquelas que aparecem na imprensa, devem constar em local visível. É direito do fotógrafo, cinegrafista, ilustrador ou qualquer outro profissional que produza uma imagem ter seu nome citado em uma publicação que contenha um trabalho seu.
Não acredito que haja má fé. Acredito sim que muitos não dão a devida importância a isso e, infelizmente, a maioria dos profissionais não reclamam por medo de não serem chamados novamente, por desconhecerem seu direito ao crédito ou por puro conformismo.
O fato é que essa "falta de importância" chegou a todos os níveis. Uma foto dessas passa por diversas "mãos" antes de ser publicada. Mesmo que ela saia da agência com o nome do profissional e o assessor de imprensa que recebe passe pra frente, nem sempre o veículo acaba publicando o autor pois são muitos os e-mails até a foto chegar no diagramador. Na pressa de "jogar no ar", não tem o nome do fotógrafo? "Ah, escreve 'Divulgação' e já era."
Se você é Fotógrafo Profissional ou não, saiba que é seu direito ter seu nome citado em uma publicação, perto da imagem que você produziu. Peça, não custa nada e vai te dar o devido reconhecimento. ;)